Seja um associado

NOSSA HISTÓRIA

Dia 4 de abril de 1909, o jornal O Rio Pardo noticiava:

“Fundou-se no dia 2 de abril o “Rio Pardo Club”, uma “associação de divertimentos, cujos fins são proporcionar a seus sócios partidas dançantes, conferências científicas e literárias, sendo discutido o estatuto e eleita a diretoria, que assim se compõe: presidente: Cel. Oliveiros Fernandes Pinheiro; secretário: Cap. João Américo Ribeiro Filho; tesoureiro: Cap. Luiz Romano”.

“A sociedade terá sua sede à rua Treze de Maio, nº 10, em casa de Domingos Prezia, cujo prédio está sendo adaptado de modo a apresentar-se para tal fim. Brevemente seus salões serão abertos com aristocrático baile”.

 

 

Chegava a São José, em 1908, 1909, a nova modalidade esportiva, o “foot ball” inglês. A cidade ainda não tinha nenhum campo para a prática deste esporte, só aparecendo o primeiro em 1910, no Parque da Caixa d´Água (no local onde, hoje, encontra-se o Hospital São Vicente).

 

QUANDO TERIA O RIO PARDO CLUB PASSADO A DENOMINAR-SE “RIO PARDO FUTEBOL CLUBE?” – No início de 1912, apesar de haver indícios da nova denominação em citações anteriores.

 

— foto dos diretores da época

No final dos anos 10, o Major José Octaviano Machado cedeu um pedaço do pasto de suas terras ao Rio Pardo Futebol Clube, para que a agremiação fizesse o seu campo de futebol. Esse empréstimo durou até 14 de março de 1936, quando o clube comprou o grande terreno. (FOTOS PG 7 – 8 – 9 – 10) . Nos anos 20, os jogos do RPFC já se realizavam no seu campo (Na época o clube era representado pelo presidente Anthero Machado e pelo tesoureiro Alfredo Damásio Júnior).

 

A sede social do RPFC foi inaugurada dia 1º de fevereiro de 1941, voltada para bailes (localizada, hoje, na Rua Francisquinho Dias 283)

 

Em 1944, o campo passou por reformas. Uma nova e grande arquibancada foi construída pelo construtor José Lourenço, sob a vigilância de Alberto Flamínio, Mário Mori e Palmyro Petrocelli. Obras custeadas em mais de “duzentos mil-réis”. (fotos pg 11 – 12)

 

A inauguração oficial da nova praça de esporte ocorreu no dia 1º de abril de 1945. Na preliminar, o Rio Pardo venceu o Casa Branca por 1 a 0. O Rio Pardo venceu a “Federação Clube”, por 2 a 1, com gols de Luizinho e Rolando. Á noite, na sede social, um baile foi oferecido aos convidados. (fotos pg 13 – 14 – 15)

 

Na gestão do presidente Lupércio Torres todas as dependências do conjunto esportivo do RPFC foram remodeladas: entrada, arquibancada, geral, alambrado. O novo “Estádio” foi inaugurado em 14 de junho de 1953, com o jogo entre o RPFC e Palmeiras. (foto pg 16)

No final dos anos 40, Palmyro Petrocelli ofereceu a venda de um de seus prédios ao clube. Em 8 de agosto de 1950 a escritura foi passada ao RPFC por Cr$333.925,30. Até a demolição, muitos sócios se reuniam ao local para jogar cartas e bater papo. A demolição teve início em 1957.

O clube lançou um concurso para escolher o melhor projeto para a sede, vários arquitetos rio-pardenses e de outros locais inscreveram-se. A planta utilizada foi a do arquiteto Walter Bergamasco. A construção começou em 1958 (fotos pg 17-18)

A sede social do RPFC. Na Praça XV, foi solenemente inaugurada em 24 de maio de 1969. (fotos pg 18)

Em 19 de março de 1971, foram inauguradas as duas piscinas, uma recreativa e a outra infantil, no Estádio “Lupércio Torres”. (pg 20 foto)

Em 1972 o RPFC pretendendo construir um novo campo, comprou novos 6.000m² de uma área de terras. Em abril de 1976, a diretoria deliberou-se construir a piscina semiolímpica, ao lado das recreativas.

A sauna foi inaugurada em 23 de novembro de 1975, na gestão do presidente Antônio Tessari.

A piscina olímpica do RPFC foi inaugurada em 19 de março de 1977 pelo presidente Luizinho Abichabki, no seu último dia de mandato. Assim, a natação do clube se projetou, revelando muitos atletas.

Em janeiro de 1985, o presidente Lupércio França Torres iniciou a construção do ginásio poliesportivo, que teria 2.250m² de área construída. O projeto foi de autoria de Luís Ernane Vêga Caldas, tendo a supervisão do engenheiro Mário Édson João, sendo Carriero o mestre-de-obras.  A grande obra tornou-se inaugurada em 19 de março de 1988.

Em 1986/87 o presidente Lupercinho reformou totalmente os banheiros da sede social e da piscina, nascendo também uma cancha de bocha para os sócios mais idosos do clube, sendo realizada pelo presidente Wanderley de Souza.

Em fevereiro de 1983, na gestão do presidente João Batista Junqueira, comprou-se um terreno e foi construído um minicampo de futebol, utilizando-se 50% nos fundos da área.

– o presidente Luiz Carlos Pinto, teve em sua gestão a alegria de assistir à ascensão do basquete RPFC, sagrando-se Campeão Paulista da séria A2, no ano 2000, patrocinado pela Irga Lupércio Torres S. A.

 

– Bete Torres Junqueira de Andrade dedica-se á parte social do RPFC constituída por: Basquete, Vôlei, Natação, Ginástica Olímpica e Dança.

20 ANOS DE BASKETBALL NO RIO PARDO F. C.